Operação contra furto de carros cumpre 21 mandados e prende 6 em Uberaba

A Operação Ciconia cumpre seis mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (3), em Uberaba. A ação é desempenhada pela FICCO-MG (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais). O objetivo é reprimir a atuação de uma organização criminosa especializada em furtos de veículos no município.

Segundo informações fornecidas ao Agito Uberaba, todos os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba/MG. Estima-se que a quadrilha ora investigada tenha causado prejuízos às vítimas no valor aproximado de R$ 2.000.000,00.

Os suspeitos estão sendo investigados pela prática dos crimes de furto, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e associação criminosa, cujas penas somadas podem superar vinte anos de reclusão. Um dos alvos identificados já é conhecido no meio policial pela prática de furtos de veículos, tendo sido preso em flagrante no último furto, ocorrido em 21 de março, quando estava sendo monitorado com tornozeleira eletrônica.

As investigações tiveram início em meados de 2023, com base em informações fornecidas pelas polícias Militar e Civil. Segundo as forças de segurança, uma quadrilha especializada em furtos de automóveis transportados em caminhões-cegonha estaria em atividade. Os crimes geralmente estariam ocorrendo em vias marginais às rodovias que cortam a cidade.

Foram identificados suspeitos e veículos utilizados em apoio aos furtos, sendo também verificado que a quadrilha tinha como alvo tanto os veículos transportados em cegonhas quanto automóveis estacionados em pátios de supermercados ou mesmo em via pública.

Segundo a FICCO, os levantamentos também possibilitaram delinear as funções dos investigados, que iam desde os praticantes dos furtos até pessoas responsáveis pela ‘guarda’ dos veículos e possíveis receptadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *