Codau mantém abre e fecha dos reservatórios nesta semana

Para normalizar os níveis de água, desde o dia 15 de setembro, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), iniciou novas manobras de fechamento de todos os Centros de Reservação, no intervalo das 8h às 16h. Nesta semana, entre os dias 19 e 24 de setembro, a programação será mantida.

Com a estiagem ainda prolongada, a equipe de engenharia da Codau mantém a transposição do rio Claro ligada com três conjuntos de motobomba: dois elétricos e um movido à diesel, bombeando cerca de 500 l/s para o rio Uberaba. Nesta segunda-feira (19), o rio Uberaba amanheceu com uma vazão de 1.400 litros/segundo.

“Este planejamento da semana passada nos permitiu equilibrar o abastecimento da cidade e, como consequência, no sábado (17), a liberação da distribuição de água aconteceu mais cedo, por volta das 14h, com um período de intermitência também menor. Entre o último sábado e esta segunda, às 8h, os reservatórios ficaram totalmente abertos. Voltamos a solicitar a colaboração da população para evitar desperdícios e uso excessivo de água nesta seca. Não cabe mais vermos nas ruas gente lavando a calçada”, explicou José Waldir de Sousa Filho, presidente da Codau.

A intermitência é o período entre a liberação da distribuição de água e a normalização completa do abastecimento. É o tempo que leva para que as redes tenham a pressurização ideal e as caixas d’água domésticas fiquem novamente abastecidas. Quanto mais desperdício ocorre, maior é o período de intermitência.

O presidente ressaltou ainda que a programação de fechamento dos Centros de Reservação seguirá nesta semana, sem alterações. Entretanto, ações do clima, como chuva significativa ou frente fria poderão amenizar as temperaturas no município e interferir no cronograma desta semana.

A Codau também continuará com o atendimento às demandas coletivas de abastecimento, fornecendo caminhão pipa em unidades de saúde e escolas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *