Hospital da Criança em Uberaba paralisa atividades por um dia; veja como fica atendimento

O Hospital da Criança, em Uberaba, está com as atividades paralisadas desde o início da madrugada desta quarta-feira (16). O local ficará fechado para atendimentos de livre demanda de pediatria até o fim do dia.

Com a paralisação, a Prefeitura e a Universidade de Uberaba (Uniube) providenciaram um reforço no atendimento pediátrico para esta quarta. Pacientes que precisarem de assistência de urgência e emergência devem se dirigir ao Ambulatório Milton Toubes, que fica em frente ao Hospital da Criança, na Rua Lauro Borges, no Bairro Estados Unidos.

“As mães e pais ou responsáveis pelas crianças devem buscar o atendimento [no Ambulatório Milton Toubes] nos casos de urgência e emergência. Fora desses casos, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, para evitar a aglomeração e dificuldade no atendimento”, explicou o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo.

A paralisação no Hospital da Criança foi planejada após uma assembleia extraordinária geral realizada pelo hospital com a presença dos funcionários. O objetivo é conseguir melhorias em relação à segurança para os trabalhadores e prestadores de serviço da unidade, que tem passado por crise financeira e assistencial nos últimos meses.

Na manhã de segunda-feira (14), uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde discutiu soluções para os problemas da unidade. No encontro, ficou definido que, a partir desta quarta-feira, uma base da Guarda Civil Municipal será montada nas proximidades do hospital para garantir a segurança de trabalho dos colaboradores.

Crise na pediatria

As dificuldades financeiras e no atendimento do Hospital da Criança estão sendo reportadas ao longo do ano. Em setembro, a direção relatou que o dinheiro repassado pela Prefeitura por contrato para a assistência pública é insuficiente para quitar todas as despesas.

Além disso, no mesmo mês, uma criança morreu no hospital por suposta negligencia médica. Na ocasião, a diretora do hospital, Ana Paula Bosi, negou que tenha ocorrido irregularidades no atendimento.

O Hospital da Criança é o único que recebe atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e atende cerca de 250 crianças de Uberaba e região. Para tentar desafogar a unidade, a Prefeitura anunciou a criação de um Centro Especializado em Pediatria (CEP), que ainda não começou a funcionar.

Espera de atendimento na pediatria do Hospital da Criança; imagem de arquivo — Foto: Reprodução/TV Integração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *