PM persegue, aborda e prende homem que tentou fugir de carro pelas ruas de Uberaba

Operação policial foi realizada, neste domingo (9), na Rua Timbiras, no Jardim América, especificamente nas proximidades de um local com histórico de denúncias e intervenções relacionadas ao combate ao tráfico ilícito de drogas. Dois homens foram presos.

Durante a operação, os policiais do Grupo Especial de Policiamento em Área de Risco (GEPAR) se depararam com um homem, de 21 anos, um dos suspeitos de realizar o tráfico na área, conduzindo um veículo Corsa preto. Ao avistar a viatura policial, ele freou bruscamente e iniciou uma fuga em alta velocidade, conduzindo o veículo em marcha ré por uma longa distância. Essa atitude colocou em risco a integridade física de transeuntes e outros veículos que transitavam pela rua.

Os policiais perseguiram de perto o veículo, dando ordem legal de parada por meio de sinais sonoros e luminosos da viatura policial, além de ordens verbais. No entanto, o suspeito não acatou as ordens e continuou fugindo.

Durante a fuga em marcha ré, ele percorreu o seguinte trajeto: Rua Timbiras, virou à direita na Rua Tupiniquins, à direita na Rua Tupis e à esquerda na Rua Itabajara. Nesse momento, os policiais perceberam quando ele arremessou pela janela do veículo uma embalagem plástica próxima a uma residência.

Em seguida, ainda em marcha ré, o homem acessou a contramão da Avenida Orlando Rodrigues da Cunha e tentou manobrar o veículo, colidindo com o para-choque traseiro direito da viatura policial, causando danos no para-lama e no para-choque traseiro direito.

Nesse momento, os policiais militares desembarcaram para realizar a abordagem. O suspeito, de maneira dissimulada, inicialmente colocou as mãos para cima, aparentemente indicando que seria imobilizado no veículo. No entanto, de forma repentina, ele arrancou bruscamente, o que levou os policiais a efetuarem disparos de arma de fogo direcionados aos pneus do veículo Corsa. O sargento efetuou dois disparos e um soldado efetuou um disparo com pistolas calibre .40, perfurando os dois pneus traseiros do veículo.

Mesmo com os pneus furados, o suspeito continuou sua tentativa de fuga, seguindo pela Avenida Orlando Rodrigues da Cunha sentido Rua Itabajara/Prudente de Morais. Ele continuou a fuga em alta velocidade, virando à direita na Praça Capitão João Araújo Silva e à esquerda na Rua Gilberto João Maluf. Nesse instante, o veículo rodou e colidiu com uma árvore, mas ele iniciou novamente a fuga em marcha ré, cruzando o fluxo de trânsito na Avenida Orlando Rodrigues, passando por cima do canteiro central da rotatória e continuando pela mesma avenida. Por fim, o veículo colidiu com outra árvore próxima ao canteiro central, ficando imobilizado.

O homem ainda tentou sair rapidamente do veículo, mas foi contido por um cabo da Polícia Militar. Nesse momento, ele passou a instigar populares contra a ação policial. Um indivíduo, de 41 anos, desobedeceu a ordem legal de manter distância para garantir a segurança dele e dos militares, passando a desacatar os policiais com palavras de baixo calão, como “vagabundos” e “pau no cú”.

Para resguardar a integridade física dos militares, foi necessário contê-lo e algemá-lo para condução. Ele sofreu uma leve escoriação no antebraço esquerdo durante o ocorrido.

O homem fugitivo, que se queixava de dor no lado esquerdo do rosto, foi encaminhado temporariamente ao UPA Provisória no Tutunas, onde ele e o outro foram atendidos e liberados.

Ao retornar à Rua Itabajara, próximo ao número 117, local em que o homem foi visto arremessando uma embalagem plástica durante a fuga, os militares localizaram a embalagem contendo 51 pedras de crack embaladas e prontas para venda. Além disso, durante uma busca autorizada no quarto dele, sua mãe permitiu o acesso dos policiais, resultando na localização de uma embalagem plástica contendo uma pedra maior, uma média e 13 menores de crack, que foram apreendidos.

Após consulta ao sistema informatizado, foi constatado que o homem não possui CNH ou PPD, além de seu veículo Corsa não estar devidamente licenciado. O veículo foi removido para um pátio credenciado e foram confeccionados autos de infração correspondentes.

Diante dos fatos, ele foi preso por tráfico de drogas e por conduzir o veículo gerando perigo de dano, enquanto o outro foi preso por desacato e desobediência. Ambos foram conduzidos e entregues à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com os materiais apreendidos mencionados no relato. Procedimentos relacionados aos danos à viatura policial foram registrados separadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *