Sete municípios participaram do 1º Curso Regional de Manejo Arbóreo: Poda e supressão da Amvale/Semam

O 1º Curso Regional de Manejo Arbóreo: Poda e Supressão, voltado para as prefeituras da região, foi considerado um sucesso pelos organizadores, numa parceria entre a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. O curso, com aulas teóricas e práticas, contou com 40 inscritos dos municípios de Água Comprida, Delta, Conceição das Alagoas, Pirajuba, Veríssimo, Comendador Gomes e Uberaba.

A prefeita Elisa Araújo, que também é presidente da Amvale, ressaltou que o objetivo da realização desse curso, ministrado pela Semam, é ampliar os treinamentos e a parceria com os servidores, secretários e diretores das prefeituras da região para levar o conhecimento em nível regional, como é papel da entidade.

O curso realizado em Uberaba serviu ainda para dar treinamento aos trabalhadores da empresa J E Ambiental Ltda., vencedora de processo licitatório realizado pelo Consórcio Intermunicipal do Vale de Rio Grande (Convale), que começa a atuar na poda e supressão arbórea nas cidades da região, conforme informou a secretária executiva, Vanessa Faria.

Entre os participantes estava a engenheira ambiental da Prefeitura de Conceição das Alagoas, Adriana Araújo, que avaliou de forma muito positiva a iniciativa da Amvale. Ela ressaltou que, mesmo cada município tendo seus próprios critérios para a realização desse tipo de serviço, as técnicas mais aperfeiçoadas apresentadas pela equipe da Semam, somadas às informações sobre legislação, enriqueceram muito essa prática.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Uberaba, Edno César da Silveira, é necessário que aqueles que lidam com essa modalidade tenham um conhecimento maior sobre as estruturas das árvores, forma correta de poda ou supressão para evitar acidentes. “Existem vários problemas que podem estar acometendo essas árvores, que podem ser de ordem fitossanitária, doenças, mecânicos, na estrutura da raiz, toque na fiação elétrica e em obras, etc. “A segunda maior incidência de acidentes é justamente com podas e cortes de árvores, sendo superada apenas por acidentes de trânsito”, apontou.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) é parceira da Semam na realização do curso. O titular da Pasta, Anderson Passos, participou da abertura alertando para a necessidade das ações serem integradas entre a Prefeitura, a concessionária da iluminação pública (Consip) em Parceria Público-Privada, a Cemig e o Corpo de Bombeiros Militar. Ele lembrou que esse é um serviço necessário e perigoso, sendo, portanto, necessário alinhar protocolos, procedimentos, de forma integrada, trocando informações para a prevenção de acidentes, desde queda de altura, animais peçonhentos, insetos, rede elétrica dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *