Uberaba, Terra de Gigantes – Já somos Geoparque de coração!

Poucos sabem, mas Uberaba tem um “dinossauro de estimação”!! Isso mesmo, é o Uberabatitan, um gênero de dinossauro saurópode titanossauro do Cretáceo Superior encontrado na cidade, é o maior dinossauro brasileiro.

Descoberto em 2004 durante a duplicação da BR 050, que liga Brasília a Santos, o Uberabatitan pode chegar a 15 metros de comprimento, 6 metros de altura e a quase 20 toneladas. Seriam necessárias 40 vacas Zebuínas para ocupar o mesmo espaço que este gigante.

Falando em criação pecuária, Uberaba é mundialmente reconhecida como a Capital do gado Zebu. Somos berço da raça zebuína no Brasil, terra de onde as primeiras expedições em direção as Indias trouxeram a raça e a popularizaram no Brasil. Aqui foi escrita a história das raças zebuínas, desde sua chegada ao nosso território até os fatos marcantes que transformaram o país num dos principais atores da pecuária mundial. Sem dúvida o gado Zebu também tem o peso de gigantes para nossa cidade.

Mas a cidade das sete colinas não se contenta com os fosseis de dinossauros nem só com o gado Zebu, sendo também morada de Chico, sim, o altruísta, filantropo e médium, Francisco Candido Xavier, não nascido aqui, mas foi onde escreveu a maior parte de suas obras e psicografou cerca de quase 10 mil cartas sem nunca ter cobrado do destinatário.

Todas essas características únicas tornam nossa cidade em Uberaba, terra de Gigantes. Foram esses gigantes expoentes de nosso patrimônio histórico, cultural e de nosso povo que viajaram pelo mundo e chamaram a atenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, dando início a possível chancela de Geoparque para a cidade.

O Geoparque Uberaba traz incentivos para a cidade, valoriza nossa cultura e apoia nossa gente. É um movimento transformador, atraindo o turismo para nossas belezas naturais, que vão mudar a vida de todos que aqui residem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *