Saúde descarta novas restrições, mesmo se casos de Covid aumentarem em Uberaba

Está descartada a possibilidade de fechamento ou restrições, caso os casos da Covid-19 voltem a aumentar em Uberaba. A informação foi confirmada ao Jornal da Manhã pela secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha. De acordo com a titular da pasta, o Comitê Municipal de Enfrentamento à doença vem se reunindo semanalmente para analisar o cenário epidemiológico e aponta que os casos estão sob controle.  

Conforme Valdilene, até o momento Uberaba não registrou nenhum caso da nova variante da Covid-19, a EG.5, também conhecida como Éris, e que tem chamado atenção das autoridades sanitárias. No entanto, a equipe continua a se reunir semanalmente para analisar o cenário epidemiológico tanto de Uberaba, quanto do Brasil e do mundo.  

Dentro das análises, além de acompanhar as notificações de casos positivos e negativos para Covid-19, o Comitê analisa periodicamente a situação epidemiológica de Uberaba e, de forma macro, internações, busca por acolhimento, uso de medicamentos, comportamento preventivo e o incentivo à vacinação. 

“Em toda reunião nossa, fazemos a análise dos dados epidemiológicos a nível Brasil e mundo com relação a essa variação da EG 5, mas por enquanto, não mudou nenhum comportamento aqui no município de Uberaba. A gente não observou nenhuma curva de crescimento da doença e também nenhuma identificação”, explica.  

Ainda segundo Valdilene, não existe nenhuma possibilidade de imposição de restrições, caso a curva de crescimento da doença suba. “Isso nós não cogitamos em nenhum momento. Mas nós continuamos acreditando e pedindo para a população que vá tomar a vacina bivalente. A nossa aposta ainda está muito grande, a gente sabe que a maior eficiência para evitar e prevenir a doença ainda é a vacinação”, alega. 

Conforme os dados apresentados pelo boletim epidemiológico, em 26 dias, o mês de setembro registrou 65% do total de casos de Covid-19 em agosto. Enquanto no mês passado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou 260 pacientes positivos para a doença, ao longo dos 30 dias, neste mês foram 170 infecções.  

Ainda, segundo dados do boletim epidemiológico, em agosto foram registrados seis óbitos pela doença, enquanto em setembro foi registrada apenas uma morte. Em relação aos testes, a SMS informa que foram realizados 2.466 testes de 1º de agosto a 22 de setembro. Destes, 316 foram positivos e 2.150 resultaram negativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *