Escolas municipais ganham hortas sensoriais em Uberaba

Vinte escolas municipais de Uberaba ganharão hortas sensoriais. A primeira já havia sido inaugurada e outras dez foram entregues nesta quinta-feira (16). A expectativa é que outras cinco ainda o sejam este ano, totalizando 16 hortas em 2023, e as outras quatro, no próximo ano. O projeto integra o programa AlimentAção, do Instituto Mosaic.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as hortas sensoriais em Uberaba visam promover a inclusão de alunos com deficiência no processo de aprendizagem, além de sensibilizar as crianças sobre a importância da alimentação saudável. Até o momento, o projeto já alcançou 10 mil alunos e realizou formações para 721 professores e 762 famílias em temáticas como reaproveitamento de alimentos, segurança alimentar, saúde e ecossistema. 

As estruturas das hortas contam com canteiros com ervas medicinais e hortaliças, árvores frutíferas, espaço para composteira, bancos e lousa compondo um espaço de sala de aula ao ar livre. As culturas estão distribuídas de forma a promover experiências e aguçar os sentidos – estímulos gustativo, olfativo, tátil, visual e auditivo. A infraestrutura é totalmente adaptada e acessível, com canteiros de diferentes alturas e espaço de circulação para manobra das cadeiras de rodas. O projeto contempla ainda recursos de acessibilidade, como mapa tátil, especificando as culturas e a localização dos canteiros na horta; piso tátil drenante para fácil locomoção; placas de tipografia adequada, fonte ampliada e conteúdo em Braile.

 As escolas beneficiadas foram: E. M. Norma Sueli Borges; E. M. Madre Maria Georgina; CEMEI Professor João Wilson de Freitas; CEMEI Vovó Tiana, CEMEI Professora Marília Barbosa Pacheco Silva; E. M. Urbana Frei Eugênio, E. M. Celina Soares de Paiva; E. M. Gastão Mesquita Filho; E. M. Professor Anízio Teixeira e E.M. Professora Esther Limírio Brigagão.

A reportagem do Jornal da Manhã acompanhou a inauguração realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Marília Barbosa Pacheco Silva, que contou com a presença da prefeita Elisa Araújo, do secretário de Educação, Celso Neto, da presidente da Mosaic Brasil, Corinne Ricard, entre outros executivos da multinacional.

“Temos muito a agradecer à Mosaic Fertilizantes pela parceria nesse projeto da horta sensorial, uma ferramenta muito importante para promover a inclusão de crianças com deficiência. Enquanto uma estratégia didático-pedagógica possibilitará trabalhar os cinco sentidos, além de estimular as habilidades dos alunos. Por outro lado, o projeto incentiva a alimentação saudável e sustentável. É uma ação que tem o poder de transformar a vida das pessoas, proporcionando experiências ligadas à alimentação de qualidade e, principalmente, a inclusão”, afirmou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

“As hortas se transformam em espaços que são trabalhados sob diferentes abordagens contempladas pelo projeto pedagógico das unidades escolares. Todo o processo que vai do plantio ao cultivo, quando acompanhado pelos alunos, também permite que eles descubram novos alimentos e adquiram uma alimentação mais saudável, multiplicando conhecimento e novos hábitos também em casa com seus familiares”, explicou Celso Neto, secretário de Educação de Uberaba.

“As hortas materializam a nossa missão primordial que é produzir alimentos para o mundo. A iniciativa promove alimentação de qualidade para estudantes em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento e nutrição das crianças ao incluir esses alimentos à merenda escolar. Tudo isso está alinhado a promoção de educação multidisciplinar por meio de um ambiente adaptado para acolher também pessoas com deficiência”, afirma Adriana Alencar, presidente do Instituto Mosaic.

Inclusão


Na rede municipal de Uberaba quase dois mil alunos são atendidos pela área da Inclusão, onde o Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa 70% dos casos. Nas unidades onde o projeto já foi implementado é possível perceber resultados positivos de inclusão e acolhimento, especialmente, de alunos com TEA e melhora do comportamento em geral. A partir do projeto, foram criados grupos de alunos, denominados “Amigos da Horta”, responsáveis pelos cuidados com os espaços. 

*Com informações da Secretaria Municipal de Educação

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