Exposição D’instante reúne a arte em movimento do artista plástico, dançarino e performer Edson Fernandes

A exposição D’instante é um conjunto de obras soltas do artista plástico, coreógrafo e dançarino Edson Fernandes, produzidas entre 2020 e 2023.

São pinturas que propõem múltiplas narrativas e interpretações a partir de ideias e modos criativos, elementos e figuras que se misturam e estabelecem uma confluência de texturas, inquietações e universo lúdico. 

Mineiro de Uberaba, Edson é também performer e arte-educador. Ele dançou em companhias, grupos e coletivos de dança em seu país e pela Europa. Atualmente está envolvido em projetos artísticos no Brasil, Alemanha, Bélgica, França, Estados Unidos e Portugal.

Atualmente desenvolve sua pesquisa artística através da dança e das artes plásticas, buscando uma discussão sobre o universo da Arte Intuitiva. Em Uberaba, Edson desenvolve o trabalho de Arte Intuitiva em Residências Terapêuticas através das danças, das pinturas e dos desenhos. É coordenador do Nu.C.A (Núcleo Contemporâneo das Artes) e faz parte do G.A.S (Grupo Arte Somada). 

“Edson Fernandes é arte em movimento incessante. Seus quadros são criados por uma mente que dança, por um corpo cujo movimento livre ultrapassa as limitações da tela e se despeja em paredes, papeis, madeiras, metais, lonas, qualquer superfície que por sorte se veja ao alcance de seus pincéis, tintas e dedos.” (Bruno Nogueira, escritor.) 

Dedicando muitos dos seus anos à dança clássica, Fernandes avançou para a dança contemporânea e a pintura. A extensa formação de Fernandes em dança clássica e contemporânea reflete-se no seu processo criativo, onde é dada muita importância à música e ao movimento. Seu trabalho nos ensina, como adultos, a necessidade de brincar, em todas as idades. Criação, música e movimento estão interligados para Edson, um não existe sem o outro.”

(Gaia Jacquet-Matisse. produtora de arte e designer.)

Esse projeto é realizado pelo SESI, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Usina Uberaba e Usina Santo Ângelo.

*Serviço*

*Exposição D’instante, de Edson Fernandes*

Data: De 21/12 a 20/01/24 (de 26/12 a 4/01, estará fechada

devido ao recesso do fim de ano).

Horário: De 2ª a 6ª feira, das 13h às 17h. Sábados e domingos, horário a confirmar no telefone 34 3322-2021.

Local: Teatro Sesiminas Uberaba

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *