Encontro audiovisual debate pautas do setor e exibe produções locais de 14 a 16 de março

Evento, que acontece no Teatro Sesiminas, vai exibir mais de 15 produções

O Encontro Audiovisual abre espaço para exibições das produções audiovisuais uberabenses em diálogos com as produtoras, experiência no audiovisual, contratações, processos de criação, desenvolvimento de projetos em editais entre outros temas.

Durante três dias de evento serão exibidas no Teatro Sesiminas mais de 15 produções, entre exibições de curtas, clipes e documentários, seguidos de bate-papo sobre a cena audiovisual da cidade.

14 DE MARÇO – 18 horas  (quinta-feira)

Produtoras, clipes musicais, criação de conteúdo e experiência audiovisual

Exibições:

 – Letrux Sessões Stereolab – Cultura Musical (25 min)

Sobre o Canal do Espaço Cultural Laboratório 96, casa de shows dedicada à nova música brasileira localizada no interior de Minas Gerais. O Lab foi inaugurado em 2016 na cidade de Uberaba e na pandemia lançou seu canal com vários projetos audiovisuais apresentando artistas de todo o país.

Programa Sessões Stereo Lab apresenta Letrux, escritora, cantora, compositora, poeta e atriz. Letícia Novaes e Arthur Braganti tocam canções de seu penúltimo álbum “Letrux Aos Prantos” Músicas: 00:00 Intro 00:30 Eu estou aos prantos 04:09 Déjà-Vu Frenesi 07:31 Abalos Sísmicos 11:20 I’m trying to quit 14:03 Dorme Com Essa Produção audiovisual: Quasque Filmes Direção: Carol Borges Captação de imagens: Carol Borges, Hugo Brito, Rafael Oliveira Edição/cor/finalização: Carol Borges Captação de áudio: Caio Alarcon Mix e master: Java Lee Entrevista: Leti Rezende Realização: Laboratório 96 O projeto é realizado através da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais (LEIC), com patrocínio da Natura Musical.

Direção Geral/Fotografia: Carol Borges (Quasque Filmes) Produção: Quasque Filmes e The Mönic Produção Executiva: Dani Buarque Câmera, Finalização e Pós Produção: Carol Borges 1º Assistente de Câmera: Hugo Brito Roteiro: The Mönic e Carol Borges Direção de Arte: Thiago Monteiro Assistente de Arte: Maju Lima Thor Prada Direção de atores: Stephany Martins Figurinista: Priscila Bedetti Fotográfa (making of): Anne Godoneo

– Clipe Sabotagem e Atear –  The Mönic – Episódio 3 e 4 (2 min e 3 min)

– Clipe Manillê – DOCE MEL (3 min.)

Bate-papo com produtoras e Experiências Audiovisuais

Abertura do Encontro – Apresentação e Compartilhamentos de Vivências

Convidada: Carol Borges e Hugo Brito – com QUAISQUE PRODUTORA

Convidado: Leandro e Neo Concept – Mídias Sociais

Convidada: Letícia Rezende – Laboratório 96

15 DE MARÇO – 18 horas (Sexta-feira) 

Desenvolvimento de projetos em editais e Produções Cinematográficas

Exibição:

– Cartografias > Síntese episódios (20 min.) 

O Projeto Cartografia Material e Imaterial de Uberaba consiste em documentários poéticos de curta duração que tem como intuito documentar patrimônios históricos tombados através de decreto pela Superintendência do Patrimônio Cultural da Cidade de Uberaba.

Ficha Técnica: Produção Geral: Kate Árabe Direção e coordenação: Kate Árabe

Direção de arte: Maycol Silveira Assistente de direção de arte: Sid Rodrigues Roteiro e decupagem: Kate Árabe e Maycol Silveira Pesquisa de Conteúdo: Nicolle Árabe Revisão textual: Giovana Caroline Pinto Identidade Visual: Maycol Silveira e Gabriel Barquet  Finalização: Kate Árabe e Technoscope Films

Convidados: Kate Árabe – Produtora Cartografias e  Maycol Silveira – Co-Produtor Cartografias e Diretor de Arte Ninfas

 LANÇAMENTO: Odisseia Zebu curta-metragem (28 min.)

Convidados: Filipo Carotenuto – Diretor e Technoscope Produtora

A Technoscope Films é uma produtora independente, focada na criação de entretenimento e de narrativas que inspirem e encantem o público. A empresa foi criada pelos sócios Aldo Pedrosa e Ricardo Tilim.  É responsável pela produção e o lançamento do curta-metragem Odisseia Zebu.

Gênero: Drama épico (inspirado em histórias reais)

Classificação: Livre

Sinopse: Odisseia Zebu é um drama épico que mostra a jornada do jovem Ulisses Amagobo, personagem fictício inspirado nas histórias verídicas dos grandes pioneiros na importação do gado índio zebu para o Brasil. Ulisses, como esses pioneiros, enfrentou incríveis odisseias para importar o primeiro gado dessa espécie entre o final do século XIX e o início do século XX. Desacreditados, Ulisses e esses bravos homens mudaram a história econômica, política e social do Brasil, transformando o país em um dos líderes da pecuária mundial.

 – Trecho Dança das Marionetes (20 min.)

Nas águas agitadas que correm no meio de uma floresta sombria, surge um homem sem saber o que acontece à sua volta. Movimenta-se desorientado enquanto as memórias de uma vida anterior surgem cada vez mais fortes. As lembranças e culpas do passado irão progressivamente guiá-lo a uma viagem pelo lado sombrio de suas memórias, levando-o a confrontar sua própria vida e descobrir as cordas que manipulam nossas decisões.

Um filme de Mario Luiz Assunção e Rogério Maruno

16 DE MARÇO – 16 horas (Sábado)

Documentários, Formação Audiovisual e Encerramento

Exibição:

– Estações de Memórias – Episódios Curtas Metragens (10 min.) – Urukubaka Filmes

O Estação de Memórias colhe e reconta memórias em torno das ferrovias. Pelas vozes dos próprios moradores e funcionários aposentados da Rede Ferroviária, compartilhamos as lembranças e memórias que a linha férrea deixou da época de auge do trem de passageiros e das novas histórias que seguem sendo vividas com os trens de cargas. Tendo como ponto de partida as Estações Ferroviárias hoje sem operação, o projeto é construído de forma colaborativa com as comunidades por onde passa. O Estação de Memórias é uma iniciativa da VLI Logística e realizado pela Agência de Iniciativas Cidadãs com apoio das diversas comunidades por onde passa.

Convidados: Rafael Reston e Jon Raniery

– Mini Documentário – Entre Cerrado e Caçarolas (28 min.)

Dirigido e roteirizado por Nara Sbreebow

Uma visita à Sacramento marca o início de uma breve viagem à nossa ancestralidade. Aqui restam apenas 20% da vegetação nativa do Cerrado Mineiro, considerado o berço das águas e destaque mundial de biodiversidade. Vestígios de cerrado, de memórias e saberes que marcam a nossa conexão entre as pessoas e a terra.

Ficha Técnica: Caminhantes que nos conduziram por este Cerrado:  Alice Gussoni, Graziela Pascoli, Direção de Fotografia e Cinegrafia: Thaneressa Lima, Coordenadora de Produção: Ana Beatriz Hosken, Pesquisa e Assist. de produção: Graziela Pascoli, Assistente roteiro técnico: Jonas Ferrari, Microfonista: Nemer Castro, Edição de Som e Criação desenho sonoro e trilha instrumental: Danilo Aguiar, Música: “Cerrado” Luiz Salgado, Edição e Color Correction: Fracthierry Borges (Alva Filmes) Áudio-descrição: Gabriela Gomes e Cristiano Barbosa Arte logo: R&B Propaganda, Produção Executiva: Alice Gussoni, Coordenador do projeto Entre Cerrado e Caçarolas e Gestão Administrativo-Financeira: Ênio Bernardes, Agradecimentos especiais aos convidados: Kátia Gisele – pesquisadora, geógrafa, Rosemeire Tereza da Silva –  Assentamento Carinhosa, Duda E. de  Barros – agricultura, agroecológica, quitandeira,  artesã, José Rubens L. da Conceição  – agricultor agroecológico, Valéria    –  Reserva Eco Cerrado, Seu Igor Alves Pereira – Mateiro.

– Mini-Doc Jorge Bichuetti – Caminhar, Projetar e Transformar ( 23 min.)

Jorge é uma grande personalidade uberabense tanto para a psiquiatria, quanto para a psicologia e a luta anti-manicomial, que foi e é apenas uma das suas muitas lutas. Jorge foi um poeta e espiritualista, muito à frente do seu tempo, e em 2021 tivemos a honra de documentar em um pequeno recorte da grandiosidade desse mestre!

João Pedro Moachar: (Baurete Produções)

– Docudrama: A Verdade Além das Palavras

Convidados: Douglas Alves, Carine Correa e Edu Caldeira

O documentário gravado na cidade de Uberaba segue o mesmo formato: um filme construído apenas com trilha sonora e sonoplastia, sem voz e sem palavras.

– Yara Tupynambá – “Condição primeira cultura é liberdade” (18 min.)

Ficha Técnica: Produção: Neocept e Juan Palhares, Patrocínio e realização: UFMG, Apoio: CAAP, Amigos da Vetusa, PROCULT, UFMG

Documentário produzido pela Neocept Produções em parceria com a UFMG.

Convidado: Leandro e  Neo Concept

Uma das maiores artistas plásticas de Minas Gerais e do Brasil, Yara Tupynambá relembra seus gigantescos murais presentes nas instalações da UFMG, que eternizam a história nacional mineira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *