Uberaba recebe homenagem “Compromisso Primeira Infância”

A Prefeitura de Uberaba recebeu a homenagem “Compromisso Primeira Infância” pelo comprometimento no planejamento de estratégias para o cuidado da criança de 0 a 6 anos. A secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, representou a prefeita Elisa Araújo na cerimônia de entrega da homenagem, nesta terça-feira (12), em Belo Horizonte.

A iniciativa da Rede Primeira Infância – Minas Gerais (REPI-MG) homenageou 108 prefeitos e prefeitas que estão construindo o respectivo Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O reconhecimento faz parte da campanha da REPI “50 Planos Municipais pela Primeira Infância”, que incentiva a construção coletiva dos planos no Estado.

Atualmente, 108 municípios – entre eles, Uberaba – recebem formação e apoio técnico da Rede para elaboração do plano. A campanha começou em 2023, quando apenas dois dos 853 municípios de Minas Gerais possuíam PMPI aprovados e cadastrados na Plataforma Observa, da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

“Os primeiros anos de vida são uma fase crucial para o desenvolvimento humano. Por isso, estamos comprometidos com a criação de um plano específico para crianças de até 6 anos, em consonância com o Marco Legal da Primeira Infância. Esse é mais um passo para a garantia de direitos das crianças de Uberaba”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Social.

O edital para seleção dos municípios participantes da campanha foi lançado em março de 2023 e as atividades de suporte começaram em agosto. Em 2024, as cidades continuam no processo de elaboração dos PMPI.

Ainda em Belo Horizonte, a secretária de Desenvolvimento Social se reuniu com o deputado estadual Charles Santos (Republicanos). Na ocasião, ela agradeceu a destinação de R$ 200 mil para aquisição de veículo e mobiliário para o Conselho Tutelar e solicitou o apoio do parlamentar na liberação de recursos para o Banco de Alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *