Anderson Adauto e MP firmam acordo para viabilizar sua candidatura em 2024
A composição abre caminho para viabilizar pré-candidatura do ex-ministro e ex-prefeito de Uberaba Anderson Adauto à prefeitura, argumentam seus seguidores – Foto: Divulgação
Na noite de dessa quarta-feira, 15, o promotor José Carlos Fernandes Júnior, da 15ª Promotoria do Patrimônio Público da Comarca de Uberaba, e o ex-ministro Anderson Adauto firmaram acordo referente a três processos de improbidade administrativa.
A reunião para assinatura oficial da composição aconteceu na sede do Ministério Público de Uberaba e contou com as presenças também do Procurador de Justiça Dr. Antônio Sérgio, do advogado Gilberto Ribeiro Júnior, das representantes da Controladoria-Geral do Município, Dr. Ana Cristina Terra, e da Procuradoria-Geral do Município, Dra. Fabiana Pinheiro.
O acordo envolve a extinção da Ação de Improbidade Administrativa de número 1.0701.10.018634-8/001, em grau recursal, e também as Ações de Improbidade Administrativa, com trânsito em julgado, PJe5001070.34.2018.8.13.0701 e PJe02.16.0701.0060941/2024-42, com os respectivos pagamentos das penas pecuniárias.
Com a composição, não há mais pendências do ex-ministro com o Ministério Público.
Para os apoiadores de Anderson Adauto, a composição abre caminho para que o ex-ministro busque viabilizar sua pré-candidatura à Prefeitura de Uberaba na Justiça Eleitoral. Neste sentido, ele confirmou suas pretensões de disputar o pleito municipal e que tomará as providências na Justiça Eleitoral para garantir sua participação.
A notícia do acordo com o Ministério Público sacudiu os meios políticos de Uberaba e a real possibilidade da pré-candidatura de Anderson Adauto à prefeitura altera todo o quadro eleitoral.
Especula-se que alguns pré-candidatos a prefeito poderão rever suas posições com possibilidade da retirada de seus nomes da disputa, e novas composições e alianças deverão surgir.
Analistas políticos consideram que o leque de partidos que hoje apoia o pré-candidato (PV, PDT, PSB, PCdoB e PT) poderá aumentar, com a adesão de novas siglas.
Anderson Adauto confirmou que pretende concorrer à prefeitura pelo Partido Verde (PV), um dos partidos que compõem a federação partidária com o PT e PCdoB, e afirmou que “os eleitores que quiserem votar em mim verão o meu nome na urna eletrônica no dia da eleição”.
Toninho Andrada, presidente do PSB de Uberaba, e um dos apoiadores do ex-ministro, considera o acordo com o Ministério Público “uma etapa fundamental na construção jurídica da pré-candidatura de Anderson Adauto”. Segundo ele, “restam, agora, questões muito pontuais a serem resolvidas no âmbito da Justiça Eleitoral e há fortes argumentos jurídicos para superá-los com a viabilização da candidatura de Anderson Adauto”.