Memorial Chico Xavier torna-se o maior projeto turístico de Uberaba e região

O projeto do Memorial Chico Xavier, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, no valor de 3,5 milhões de reais, já possui 60% captados para sua execução. O valor arrecadado já passa dos 2,2 milhões de reais, e representa recorde para um projeto nessa modalidade que mais captou na história de Uberaba, via isenção do Imposto de Renda.

Atualmente, o Memorial Chico Xavier está fechado ao público. Estratégica e prioritária para o Município, a requalificação do espaço tem o intuito de potencializar o turismo regional. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Rui Ramos, o reconhecimento e patrocínio por grandes empresas do nosso Estado é de suma importância.

“O projeto do Memorial coloca Uberaba no rol das cidades criativas, em que o turismo é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável. Estamos trabalhando muito para captação integral dos recursos junto às empresas para que o mais breve possível possamos reabrir ao país esse importante equipamento”, completa Rui.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure, a captação desses recursos transformará totalmente o espaço: “É com muita alegria que recebemos todos os apoios para o projeto. Isso confirma a capacidade que a cultura possui de transformação e o potencial do Memorial para nossa cidade”, afirmou.

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Uberaba, e está sendo desenvolvido pela empresa Exposições Museus e Projetos Culturais Ltda. (Expomus), com sede em São Paulo, capital. A empresa foi contratada para conduzir a requalificação do Memorial, e possui notória tradição de 40 anos de atuação no setor cultural com abrangência nacional e internacional em projetos de museus e exposições.

Segundo o gestor do projeto e diretor do Memorial, o museólogo Carlos Vitor Silveira, a nova concepção trará um espaço tecnológico, aconchegante, bonito e bem preparado para receber, adequadamente, seus visitantes e para prestar melhor serviço à comunidade.
Estão previstas exposições interativas e com recursos tecnológicos para apresentar, de uma maneira sensível e atualizada, o legado de Chico Xavier.
O que ainda está previsto para compor o projeto é a integração com o Parque Municipal Mata do Carrinho, a adequação e modernização de toda estrutura, ações educativas, contrapartidas sociais, acessibilidade universal, plano de sustentabilidade, e novo formato de gestão para garantir a qualidade dos serviços ofertados ao visitante.

Como patrocinadores do projeto, além das pessoas físicas, grandes empresas também abraçam o Memorial Chico Xavier até o momento. São elas: Usina Uberaba, Native Produtos da Natureza, Alta Genetics, CBMM, Cedro Mineração, CMAA, Ourofino, Fardas Uniformes Profissionais.
A previsão é de que o novo espaço seja entregue à população no início de 2024 e a estimativa é de que passem pelo local 90.000 visitantes por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *