Chancela do Geoparque Uberaba contará com transmissão ao vivo, carreata e shows

Uberaba está na contagem regressiva. Nesta quarta-feira (27/3), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) incluirá o Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes como o mais novo geoparque mundial, ao lado de outros cinco brasileiros. A solenidade de oficialização da chancela do evento da Unesco acontece por volta das 11h, com transmissão ao vivo no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. Logo após o anúncio, por volta das 16h, uma carreata percorrerá as principais avenidas da cidade divulgando a chancela. Às 18h, acontecerão dois shows (banda SAN e Samba Surf) na praça da Mogiana. A ideia é parar a cidade do Triângulo Mineiro e celebrar a conquista histórica.

“O mundo irá conhecer Uberaba e nosso papel é estarmos preparados para receber os turistas, apresentar nossas oportunidades e atrair investimentos. Estamos com altas expectativas, e desde 2014 toda a cidade, as entidades e lideranças vêm se empenhando para esse momento importante, que é a chancela da Unesco. Agora, na fase final para termos o resultado e se Deus quiser, comemorar muito essa vitória, que pertence a cada uberabense”, afirma a prefeita Elisa Araújo.

Segundo a administração municipal, a chancela trará inúmeros benefícios a cidade e o Estado, como a promoção do turismo sustentável, o fomento de pesquisas científicas em relação ao patrimônio geológico, a conscientização sobre a conservação e a valorização do patrimônio cultural e histórico, além do desenvolvimento da economia e do empreendedorismo locais. O Geoparque Uberaba será o primeiro de Minas Gerais e da região Sudeste e o sexto do país, ao lado do Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (SC/RS), Caçapava do Sul e Quarta Colônia (RS). Com o título, Uberaba ainda se candidata para atrair investimentos internacionais e ganha visibilidade no mundo todo.

O geossítio de Peiropólis é hoje um complexo cultural e científico

Para Luis Carlos Ribeiro, idealizador do projeto, foram necessários 14 anos de muito trabalho, determinação, foco e a união de destacadas instituições para que o Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes pudesse avançar e chegar a Uberaba Geoparque Mundial da Unesco. “Essa chancela coloca o município, com os seus 4.524 km² e cerca de 340 mil habitantes, como uma nova área internacional da Unesco, possibilitando um trabalho em rede nos mais diversos segmentos, com mais 212 geoparques mundiais distribuídos em 48 países/ Nesses 204 anos de emancipação de Uberaba, esse é um dos mais significantes momentos na história de nossa cidade”, destaca o geólogo.

Ribeiro  salienta que a chancela é o começo de novos tempos, muito melhores para todos que vivem na região, sejam nos núcleos urbanos e meio rural. “Novas oportunidades de desenvolvimento na área da educação, conservação de seus patrimônios geológicos, históricos, culturais e ecológicos, além de oportunizar o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental sustentável por meio do turismo. O Uberaba Geoparque Mundial da Unesco vem para tocar a tudo e a todos, uma incrível proposta de gestão territorial em total consonância aos 17 objetivos de desenvolvimento social da ONU 2030”, acrescenta.

O dossiê “Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes” contemplou tanto os aspectos geológicos quanto os aspectos culturais da cidade. O projeto está apoiado em três atributos de representatividade internacional: a terra dos dinossauros no Brasil (Peirópolis), a “capital mundial do Zebu” e o local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial. O projeto do geoparque começou a ser idealizado em 2014 pelo geólogo Luiz Carlos Borges.

O Museu do Dinossauro e seus milhares de fósseis

Em 2017, foi assinado um protocolo de intenções durante a abertura da 83ª Expozebu, em que as instituições participantes firmaram acordo para a implantação da proposta do geoparque em Uberaba. Em julho de 2023, a cidade do Triângulo Mineiro recebeu a visita de representantes da Unesco, braço da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura, para avaliar de perto o projeto e conferir todas as informações contidas no dossiê.

As inúmeras e diferentes espécies de fósseis, encontradas ao longo do território de Uberaba, permitiu que Ribeiro, juntamente com a equipe técnica da CPRM, pudessem definir o território do município como a área do Geoparque Uberaba. Esse território totaliza a extensão de 4.540,51 km², dimensão semelhante a outros geoparques europeus.

No relatório, os pesquisadores do geoparque realizaram o inventário de 31 geossítios e sítios da geodiversidade, dos quais cinco possuem relevância internacional, seis relevância nacional e 20 de relevância regional/local. A grande maioria dos sítios possui alta relevância para o uso educativo e geo turístico, conforme indica o documento, embasado por pesquisas do Serviço Geológico do Brasil (SGB), no âmbito do Projeto Geoparques do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *